Quando o ser humano e a natureza pura se conjugam, eis que nasce a perfeição

Quando o ser humano e a natureza pura se conjugam, eis que nasce a perfeição

20 de março de 2007

Felicidade - algo que depende mais do que de mim


Quando sozinha no meio da solidão, me sinto;
Quando nada mais há a fazer, me parece;
Quando chorar já nada significa e, em sítios;
... quando lágrimas apenas nos saiem dos olhos e teimam em cair...
... E oiço sons
que me indicam que "podia ter sido pior"!
Podia sempre ter sido pior
e me dizem que ser feliz só depende de mim!...

Como se pode dizer isto a alguém que está em sofrimento?
Como?
a alguém que necessita de abraços, apoios, segurança, razões para viver?!!

Se a felicidade só dependesse de uma única pessoa, não estaria o mundo bem diferente?

Acho que a minha felicidade é, sem dúvida, algo que depende de mim;
mas não dependerá também de todos aqueles que me rodeiam?
Certamente, que sim.

Pois vivo, enquanto ser do mundo
E é enquanto ser dum Mundo
que quero ser feliz.

E serei feliz se pensar, não
que podia ter sido pior!
mas antes, se pensar que
pode sempre melhorar.

E é esta hipótese que,
coexiste com a nossa vivência
que nos permitirá ser felizes.
... Se o quisermos e lutarmos por isso, mas também
se aqueles que nos circundam, lutarem connosco.

Pois se a minha felicidade depende só e apenas de mim, porque mais haveria a lutar?

O interesse está, em que reunamos forças,
de modo a que estes outros seres que cohabitam comigo,
me ajudem a ser feliz.

É por isso que lutarei toda a vida!

A felicidade momentânea é algo que, a existir, poderá, realmente, depender só de mim.
Mas aqui também o todo é maior que a soma das partes
e para que possamos dizer que fomos felizes durante toda uma vida, necessitamos da felicidade daqueles que existem connosco.

Pois a felicidade individual não faz qualquer sentido, quando se vive em interacção com outras tantas pessoas.

Assim acho que para se ser feliz, teremos de unir esta nossa felicidade momentânea, de modo a ajudar outros a serem felizes.

Apenas e só por isso...
... vivam, sejam felizes e façam os "outros" felizes.

Sem comentários: