Quando o ser humano e a natureza pura se conjugam, eis que nasce a perfeição

Quando o ser humano e a natureza pura se conjugam, eis que nasce a perfeição

26 de março de 2007

. . . m ã e . . .

Mãe - mulher que teve um ou mais filhos; mulher que dispensa cuidados maternais; mulher caridosa e desvelada; madre; progenitora; protectora; fonte; origem.

Será que é mesmo isto e só que uma mãe é? ou deverá ser?...

É certo, de que há significados nos quais não recai a mais pequena dúvida, mas há outros em que é muito difícil acreditar que possam ser sinónimos de mãe e impossível de generalizá-los como sendo comuns a todas elas.

Acho que enquanto mãe de mais do que um filho, um dos atributos que deveria ser indispensável seria o de justiça/imparcialidade; não tomar nunca, como certo, a parte de nenhum deles, por mais que custe e seja difícil, pois acho que só assim se conseguirá ser uma boa mãe.
Outra característica que considero também como impreterível a uma mãe é a de estar sempre pronta e disposta a ouvir os seus filhos e a tentar ajudá-los em todos os seus problemas; e por mais que pareçam estúpidos e insignificantes, não gozar nunca com eles e muito menos, desprezá-los, por parecerem tão ridículos, pois são os seus problemas e cada um tem os seus.

É claro, que sempre estar disponível para um carinho, para os felicitar pela atitude correcta, pelo detalhe do qual ele não se esqueceu. Uma mãe deve, a todo o momento, demonstrar o seu amor perante os seus filhos, para que estes, não possam nunca duvidar do amor que esta sente por eles.
Se não o demonstrar sempre que possível, arrisca-se a que seus filhos ponham em causa se existirá afinal esse amor e poderão pensar que, ao contrário do que deveriam ser, eles não nasceram dum amor, duma enorme cumplicidade, nasceram antes, apenas e só, duma união entre um homem e uma mulher.

O que, desde já vos digo é, demasiadamente triste, para qualquer filho!

... enquanto filha e, espero, futura BOA mãe.

1 comentário:

Tokitae disse...

Claro que serás uma boa mãe. És uma boa filha, uma boa companheira, uma boa amiga. Sabes ouvir, aconselhar, rir, fazer rir, acompanhar, abraçar, amar.
Tens todas as qualidades que uma mãe precisa. És e serás sempre... Linda...